História do Município

O povoamento de Nova Esperança se iniciou em meados da década de 50, por imigrantes e colonizadores descendentes de alemães e italianos, provenientes do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, atraídos pela fertilidade do solo paranaense.

A região de Nova Esperança do Sudoeste teve como primeiros colonizadores os senhores Gino Viana, João Meurer, Jorge Engels e Theodoro Locks, entre outros.

O local foi sendo ocupada de forma gradativa. As serras, que compõem a paisagem, os rios, as terras a serem desbravadas.

O senhor Rodolfo Vanderlind e sua família chegaram ao lugarejo entusiasmados com a fertilidade da terra, surgindo então, uma grande esperança de melhorar a vida financeira e passou a denominar o local de Nova Esperança.

Sendo uma pessoa muito católica cedeu parte de sua casa para que fosse rezado o terço. A primeira missa foi celebrada no dia 18 de junho de 1956, dia no qual foi celebrado o primeiro casamento.

Em 1956, foi construída uma pequena igreja de madeira que servia de local para realizar os cultos dominicais e também como sala de aula.

Nova Esperança do Sudoeste pertencia ao município de Francisco Beltrão. Foi em 1964, que se tornou Distrito do Município de Enéas Marques.

O processo de Emancipação do Município de Nova Esperança do Sudoeste, começou a ser vivenciado em 1985, quando o vereador de Enéas Marques, Sr Norberto Goedert, deu início à documentação para o desmembramento deste distrito.

Após acirradas disputas judiciais, em 19 de março de 1992, a Assembléia Legislativa Estadual promulgou a Lei N º 9.915, criando o Município. Confirmava-se assim, um novo município para o estado do Paraná: NOVA ESPERANÇA DO SUDOESTE.

Nova Esperança do Sudoeste tem como Padroeira Nossa Senhora do Sagrado Coração que é comemorado no dia 31 de maio.

O Aniversário do Município é comemorado no dia 15 de Dezembro.

Clique aqui para ver mais imagens do Município.

CâMARA MUNICIPAL DE NOVA ESPERANçA DO SUDOESTE
Avenida Iguaçú, 098, Centro, CEP: 85635-000 - Nova Esperança do Sudoeste - PR
FONE: (46) 93505-9336 | E-mail: camaranes@hotmail.com | CNPJ: 01.040.648/0001-54

Última Atualização: 18/03/2024 23:00:21